Se você conhece um pouco de física e de mecânica, sabe que quanto mais rápido um volante de motor (flywheel) gira, mais energia ele armazena. À medida em que essa energia é liberada como torque, sua velocidade se reduz. Utilizando este princípio, um estudante de engenharia enfiou um mecanismo da Porsche em uma bicicleta para funcionar como acumulador de energia em seus passeios.
Maxwell von Stein, um estudante da Cooper Union de Nova Iorque, instalou no quadro de uma bicicleta um volante de 6,8 kg conectado à uma transmissão CVT NuVinci na roda traseira. Ao selecionar a relação (de marcha) de “carga” , a velocidade do volante aumenta durante as frenagens ou descidas. Ao selecionar a relação de “boost”, converte a velocidade do volante em torque para acelerar ou subir uma ladeira. O resultado, diz von Stein, é uma economia de 10% de energia vinda dos pedais durante uma volta com média de 20 a 25 km/h.
O projeto também rendeu a von Stein um Prêmio Nicholas Stefano pelo notável projeto de engenharia mecânica sênior. Será que no futuro haverá um KERS para o Tour De France?
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