13.6.10

Vinho, rosas e sorrisos

Em uma sexta-feira, regada a vinho e alimentada de batata fritas e bife, notei um sorriso diferente no rosto de um amigo. Ao questiona-lo o porquê de tal sorriso, recebi uma resposta que foi no mínimo não esperada. Em palavras mais ajeitadas, e sem as pausas para beber vinho, ela se resume mais ou menos nisso.

"Bom, planejei essa sexta-feira durante a semana inteira, cada passo, cada sorriso e a maioria das frases já estavam gravados na minha cabeça, ela se resumiria em um conjunto de passos singulares, um teste de calculo, um ônibus, uma rosa, um trem, uma campainha, uma troca de olhares, um presente, um longo suspiro, e quem sabe até uma única paixão, a singularidade tornava o plano em algo perto do perfeito, que ingênuo de minha parte. Quem poderia imaginar que tudo daria errado, até a campainha parecia tudo perfeito, mas ela se repetiu por mais ou menos 20 minutos, assim como os telefonemas, nada resultava em resposta, minha esperança diminuia junto com cada minuto que passava. Com um pouco de coragem e sorte, lembrei de uma tia, que me deu o que eu mais precisava no momento: uma boa trova, um pouco de alegria e a chave de um banheiro. Após satisfazer minhas necessidades humanas, esperei até o horário que meu plano seguiria em frente, agora faltava pouco para o ultimo dia da semana se tornar inesquecível.
No horário infalível, consegui encontrá-la em casa, a troca de olhares foi muita mais estranha do que eu pensava, envolveu um misto de tristeza e felicidade, materializados em olhos cheios de lágrimas, trocas de palavras meio sem sentido, mas o ultimo olhar, ah aquele ultimo olhar, a única coisa da minha vida, uma emoção que eu nunca tinha visto nos olhos de outra pessoa, não consigo dizer se era tristeza, se ali existia algo para ser dito, parecia que o coração e a mente brigavam pra ver quem dominava o corpo, acabei virando as costas e seguindo meu caminho, para mais um final de sexta-feira igual aos outros. Só que menos de 20 minutos depois, algo apareceu para mudar o meu sorriso, algo tão simples que foi difícil de acreditar.
Meio abalado pelo ultimo olhar, que até agora não tem explicação, peguei o trem para casa, e sentei no primeiro canto que vi, era um simples lugar no chão: frio, meio úmido e sem muitas pessoas em volta, até que na minha frente surge a coisa mais pura da humanidade, uma criança com um sorriso. Ao me ver meio cabisbaixo, ela olhou pra mim, com um olhar que dizia algo mais ou menos assim "pô, pra que essa cara pra baixo, abre um sorriso como o meu", foi algo contagiante, aquele simples gesto de uma criança, um ser que não entende tanto quanto eu da vida, foi capaz de mudar o meu sorriso, quem sabe até meu jeito de pensar, algo que até agora esta acorrentado com meus pensamentos, simplesmente uma vontade de sorrir e curtir a vida, por mais difícil que ela pareça agora"

Isso me fez pensar...
É verdade. Independente do que aconteça na vida, temos que pensar como uma criança, fazer o que queremos sem nos preocuparmos com carreira, trabalho ou o que os outros vão pensar de suas decisões e atos tomados.
Se der vontade de vender tudo, comprar um carro e viajar pelo mundo, faça. Se der vontade de passar um ano em outro país, passe.
Viva, sinta toda a vida que cada sorriso de criança tem pra nos dar. Cada pequeno gesto pode conter mais vida do que se pensa. Cada pessoa pode despertar em você uma vida inteira nova. E, ao voltar, as antigas pessoas lá estarão e os sentimentos serão muito maiores.

Keep Simple!

Nenhum comentário: