7.7.09

Notebook pode ameaçar capacidade reprodutiva dos homens

Se você, caro leitor, é homem, pense quantas vezes já colocou um notebook no colo e ficou navegando por horas. Se foram muitas, saiba que você pode ter problemas ao tentar ter filhos no futuro.

Uma pesquisa realizada na Universidade de Loyola, nos Estados Unidos, associou o uso do aparelho à diminuição da produção de espermatozóides. A explicação é simples: por estarem dentro do saco escrotal, os testículos produzem espermatozóides em sua capacidade plena quando estão a 35 ºC. Quando um aparelho que gera calor é posto sobre o colo do homem, eles tendem a esquentar e sua função pode ficar comprometida.

O calor, é claro, pode provir de diversas fontes. O que a pesquisa considera é que os homens estão usando notebook cada vez mais cedo e por mais tempo. De acordo com o urologista Pedro Rozolen, do Hospital São Luiz (SP), as células são danificadas pelo calor e param de funcionar.

Mas o especialista acredita que a pesquisa exagera nas suas conclusões. “Já foram feitas outras pesquisas de medição de temperatura da região escrotal”, diz, “que detectaram que o calor é gerado pela posição em que a fonte de calor é colocada”. Ele cita, por exemplo, o uso de calça e cuecas como outros dois fatores que favorecem o aquecimento da região.

Ou seja, o ideal é evitar esquentar a área nas horas desnecessárias. Na dúvida, passe a checar os e-mails com o notebook sobre a mesa.

A pesquisa é mesmo um tanto apocalíptica. Veja as recomendações para a produção saudável de espermatozóides: prática de exercícios físicos moderadamente; evitar emagrecer demais ou engordar muito; e, por mais bizarro que pareça, maneirar nas ejaculações. Isso mesmo, nada de desperdiçar candidatos a seu filho. Isso, claro, se você estiver querendo ter… Rozolen, que não concorda totalmente com a pesquisa, dá uma explicação mais plausível à questão: “Se o indivíduo se alimenta mal, respira mal e curte a vida mal, vai fazer menos filhos mesmo”.

Eduardo Duarte Zanelato


Ctrl+C: Blog da Galileu

Por um mundo + AWAY! 2000inove!

Um comentário:

Hj disse...

Credoooooooooooooooooooooooo.....

Só pq eu comprei meu note agora....

que será de mim?!?!?! Quem poderá me defender??