11.6.09

32 bits x 64 bits

Assim como os atuais sistemas operacionais de 32 bits substituíram a plataforma anterior, de 16 bits, os de 64 bits, lançados há algum tempo, estão aos poucos aumentando sua participação no mercado. Mas a transição para a nova plataforma é lenta e ainda vista com ressalvas por grande parte dos usuários, que têm dúvidas quanto suas compatibilidades e desempenho.

O WNews mostra as diferenças entre as duas plataformas e tenta esclarecer algumas dúvidas para ajudar você na escolha de seu próximo sistema operacional. Acompanhe a seguir:

O que é a plataforma de 64-bits?
No contexto atual, significa que o processador pode operar números inteiros de até 64-bits de tamanho (assim como um chip de 32-bits pode operar apenas com números inteiros de 32-bits). Também indica que a memória pode ser acessada usando endereços de 64-bits. Neste caso quanto mais endereços, mais memória disponível.

O sistema de 64-bits é mais rápido?
Sim e não. Tecnicamente, por suportar mais memória RAM, é possível montar sim um sistema mais rápido, mas como ainda são poucos os programas feitos para esta plataforma, talvez você tenha que usar versões adaptadas ou “emuladas” de programas para acessar determinados tipos de arquivos.

Muitos programas que você utiliza atualmente (como jogos de computador) foram feitos especificamente para a plataforma 32-bits e não para utilizar as vantagens do sistema x86-64. Então não sofrerão ganho aparente, podendo até ter um rendimento inferior do que antes.

O Windows 64-bits roda os meus programas atuais?
Provavelmente sim. Todo sistema de 64-bits tem o chamado WOW64 integrado, ou seja, um emulador que cria um ambiente 32-bits para que seus programas rodem sem sofrer alterações.

Mas há exceções. Programas mais antigos, feitos na plataforma 16-bits, não rodarão nativamente no novo ambiente, a não ser que sejam usados emuladores de terceiros.

Softwares que utilizam a interface direta do kernel do Windows – como drivers, por exemplo – também não rodarão na plataforma. Eles precisam ser 64-bits. Alguns outros programas que tenham em seu código instruções 16-bits podem não rodar.

No caso de softwares de segurança, todas as versões mais recentes das suítes de aplicativos dos principais fabricantes já estão prontas para rodar na plataforma.
Se mesmo assim você ficar em dúvida se seu programa favorito rodará na versão 64-bits do Windows, confira diretamente no site do Microsoft ou visite o site da Microsoft para tirar suas dúvidas.

Quais versões do Windows são 64-bits?
Todas as do Windows Vista, da Home até a Ultimate, existem tanto para a plataforma 32 quanto para 64-bits. Geralmente são vendidas separadamente.

No caso do Windows XP é um pouco diferente: A versão 64-bits é atualmente feita para chips IA-64 Itanium. Possui uma arquitetura de processamento totalmente diferente, e não funcionará com chips AMD ou Intel convencionais. Para isso você precisará da versão Windows XP Professional x64 Edition.

Mesmo antes do encerramento de sua distribuição, a versão x64 do XP já era difícil de ser encontrada, assim como drivers para seus periféricos funcionarem corretamente no sistema.

É possível atualizar o sistema atual de 32-bits para outro 64-bits?
Seguindo alguns procedimentos, sim. Não existe apenas uma “atualização” para se fazer um upgrade, pois o sistema 64-bits é totalmente novo. Você terá de fazer backups de seus arquivos, formatar seu disco rígido para apagar todo o conteúdo atual e realizar uma instalação do início.

Preciso usar o Windows 64-bits em um processador 64-bits?
Não. Todos os processadores para PC são compatíveis com versões anteriores de suas respectivas plataformas. Ou seja, podem rodar naturalmente outros sistemas, como o mais comum Windows 32-bits.

Qual a maior vantagem que o Windows 64-bits oferece?
O grande benefício que sistemas 64-bits oferecem é o aumento da capacidade de gerenciar memória. No caso do Windows 32-bits, ele é limitado a 4GB, sendo que qualquer quantidade excedente será descartada. No caso da nova plataforma, a versão Home Basic do Vista suporta até 8GB, a versão Home Premium 16GB e todas as versões seguintes suportam 128GB ou mais.

Outra vantagem está na segurança. Os programas específicos podem utilizar registros extras da codificação x86-64, e assim proteger melhor a memória e o kernel do sistema para se proteger de ataques.

Quais desvantagens do Windows 64-bits?
Assim como os outros, o sistema 64-bits não está livre de problemas, e a maioria deles está relacionada ao suporte de software, que podemos incluir:
- Impossibilidade de rodar programas e aplicativos 16-bits (como programas em DOS e Windows 3.1);
- Possibilidade de alguns programas 32-bits não funcionarem;
- Todos os drivers do seu computador devem ser próprios para 64-bits, o que pode ser um problema para equipamentos mais antigos.

Terei problemas para localizar drivers no Vista 64-bits?
Isso depende do tipo de hardware que você usa. Se estiver utilizando equipamentos comuns, nada muito exótico ou antigo, provavelmente não terá dificuldades com drivers. Por exemplo, a Nvidia e a AMD/ATI mantém suas versões sempre atualizadas para ambas as plataformas, assim como a Intel e a Realtek.

Hoje é mais fácil de se encontrar drivers para câmeras, impressoras e placas de modo geral. Provavelmente eles não virão com o aplicativo, mas você poderá encontrá-los online, seja na página do fabricante ou fazendo uma simples busca.

Quais programas estão disponíveis para 64-bits?
Programas específicos para a plataforma são poucos. Muitos são do tipo opensource (como o navegador Firefox) ou produtos profissionais (como a suíte de ferramentas da Adobe).

Alguns utilitários são encontrados também na versão 64-bits, como CloneDVD, VMWare e outros. Já aplicativos comuns, como a maioria de suítes para escritório e jogos são geralmente compiladas no formato 32-bits, podendo gerar certa incompatibilidade.

Qual plataforma é melhor: Windows Vista 64-bits ou XP 64-bits?
Ao compararmos as duas plataformas 64-bits em termos de suporte de hardware e sem entrar no mérito da estética e da interface, podemos afirmar que a melhor opção e o Vista 64-bits. Cada vez menos fabricantes estão desenvolvendo drivers específicos para a plataforma XP 64-bits. O suporte ao Windows Vista – apesar de ainda estar defasado em relação à versão 32-bits – gradualmente se tornará universal.

Veio num e-mail no serviço, achei interessante "repassar".

Por um mundo + AWAY! 2000inove!

Nenhum comentário: