9.2.09

Nova ferramenta do google detecta se sua conexão está sendo boicotada

Pessoas! Saibam agora que a próxima vez que sua internet estiver horrivelmente lenta será fácil descobrir o motivo da lentidão, basta perguntar ao novo defensor dos fracos e oprimidos Google para descobrir quem está boicotando sua conexão , mesmo que seja o seu próprio provedor.
Pelo Official Google blog, a empresa anunciou ontem, quarta-feira 28 de janeiro, um novo programa chamado de Measurement Lab ou simplesmenet M-Lab.
A idéia por trás do M-Lab é que seja uma ferramenta aberta a todos, para que haja uma colaboração e se torne algo realmente útil no diagnóstico e manuntenção tanto nos problemas de conexões quanto nas “sem-vergonhisses” das companhias responsáveis por prover tal conexão e suas artimanhas de driblar o usuário.
Todo mundo sabe muito bem que 90% dos problemas que enfrentamos no dia-a-dia na Internet não são decorrentes de problemas de origem técnica (na conexão, servidores…), mas sim de práticas que os Provedores de Internet tem como padrão para limitar, entre outras coisas, o volume de dados que podemos baixar da rede.
Já na versão de seu lançamento, que está funcionando em servidores próximos a sede principal da Google, foram incluidas três ferramentas no M-Lab. Sendo uma para testar o desempenho geral da sua conexão, outra para diagnosticar se sua conexão está tendo algum tipo de barreira por parte do provedor e principalmente o Glasnost que testa se o tráfego do BitTorrent está sendo bloqueado ou boicotado pelo seu provedor (ISP).
Além disso o Google planeja que até o final de 2009, cerca de 36 servidores estejam rodando o M-Lab e que todas as informações coletadas sejam disponibilizadas publicamente para qualquer um que interessar.

Ainda de acordo com o Google Blog (traduzido):

“Nós da Google nos preocupamos profundamente em manter a Internet como uma plataforma aberta para a escolha e inovação do consumidor. Não importa sua visão com relação a neutralidade da NET e políticas de ISP, todo mundo pode concordar que os usuários da Internet tem o direito de estar bem informados sobre o que eles estão conseguindo de verdade quando estão assinando um serviço de acesso. Transparência tem sido crucial para o sucesso da Internet e por avançarmos nesta área de pesquisa de rede, o M-Lab visa ajudar diretamente a saúde e inovação da Internet.”

Bom, o que podemos dizer… o blog já disse tudo nestas sábias palavras. Confira a lista de todas as ferramentas.
Obs.: Para rodar os aplicativos você precisará instalar o Java Environment no seu computador, o que é bem simples e que provavelmente já deveria ter sido feito =D

Ctrl+C: bEMCapaz!

Por um mundo + AWAY! 2000inove!

Nenhum comentário: