19.1.09

Estudante perde semestre da faculdade e põe a culpa no Linux

A estudante norte-americana Abbie Schubert acabou largando um semestre de aulas na faculdade. O culpado? O Linux, mais especificamente a distribuição da Canonical, Ubuntu. No início do semestre, Abbie comprou um laptop na esperança de cursar uma cadeira online na Madison Area Technical College (MATC), mas o sistema operacional acabou travando a vida da estudante.

Segundo o site da estação de TV WKOW, a estudante nunca tinha ouvido falar do Ubuntu, e sequer fazia ideia de que seu computador, comprado online pela Dell.com, viria com ele.
– Tá tudo bagunçado. Me arrependo da compra – disse Abbie.
Decidida a reverter a compra, ela ligou para o suporte, ainda dentro do prazo para troca do equipamento, mas acabou persuadida pelo atendimento a permanecer com o Ubuntu:
– A pessoa com quem eu falei disse que o Ubuntu era ótimo, que estudantes adoravam, que era compatível com tudo que eu precisava.
Ela aceitou os argumentos, mas continuou com dificuldades. A estudante teve problemas para instalar o modem da operadora para acessar a internet e ainda por cima não conseguiu instalar o Word, requisito para as aulas online.
Ao ligar novamente para o suporte, foi informada de que não poderia mais trocar para o Windows (o prazo tinha expirado) e que, devido às alterações que fizera no copmutador, perdera a garantia do equipamento.
Sem acesso à internet para assistir às aulas, e sem o Word para realizar as tarefas de cadeiras online, Abie Schubert acabou largando as disciplinas em que se matriculara.
– Eu estou extremamente frustrada. Eu quero voltar para a escola, mas preciso de um computador que me permita fazer isso – comentou a estudante.
Em socorro da estudante, a rede de televisão intermediou o contato com a operadora, a Dell e a universidade em que Abbie está matriculada.

O resultado: a Verizon (operadora), mandou um técnico em auxílio da moça para instalar a internet no computador sem o disco de instalação para Windows; a MATC disse que aceitará a estudante de volta e aceitará os trabalhos da moça usando qualquer software que ela tiver. A Dell não se manifestou sobre o caso, disse a WKOW TV.

Viva ao clientes que não sabem o que compram. Mas, se fosse aqui no Brasil, a máquina saía com qualquer sistema e logo depois já estaria com o XP, hahaha. Viva à pirataria desenfreada de nosso país.

Por um mundo + AWAY! 2000inove

Nenhum comentário: