16.11.08

Cobras andróides



Desenvolvido pelo Laboratório Japonês Hirose Fukushima, as Cobras Andróides foram criadas para avançar os estudos sobre os movimentos biomecânicos das cobras e serpentes.

Apesar das serpentes e cobras não possuírem membros, elas conseguem se mover e nadar (no caso das cobras aquáticas) de forma inacreditavelmente perfeita e ainda percorrer por terrenos de difíceis acessos (no caso de cobras terrestres).

De acordo com o laboratório, estudando seus movimentos, eles poderão desenvolver Cobras Aquáticas Andróides capazes de explorar as profundezas do mar, ainda não explorada por seres humanos. Além de servirem como auxílio em resgate de pessoas soterradas por escombros de prédios que desabaram por incêndios ou explosões, no caso das Cobras Andróides Terrestres, além de ser um perfeito espião ser for usado para fins militares. Após estudarem e conseguirem reproduzir com perfeição seus movimentos, eles pretendem aperfeiçoar sua aparência para que se pareça o mais perto possível de uma cobra real.

De acordo com os cientistas, os resultados dos estudos estão sendo positivos e estão ajudando a entender melhor o funcionamento do organismo das cobras e serpentes, além de sua biomecânica.

“Por que as cobras conseguem andar sem pernas? A partir dessa dúvida nós começamos a estudar a biomecânica dos movimentos das cobras e serpentes. A partir dessa questão, passamos a estudar seu funcionamento e fomos capazes de criar as Cobras Andróides, que tem muitas aplicações possíveis e ativas, ainda que suas estruturas sejam simples.”, diz o cientista responsável pela pesquisa.

Ctrl+C: ATI&D
Fonte: DVICE

Vendo este primeiro vídeo da cobra aquática fiquei boquiaberto, é incrível pensar como conseguiram reproduzir tão bem os movimentos. Mas, a terrestre ainda tá meio fraquinha, como pode ser conferida no video a seguir.
Mas, o que me deixa mais impressionado são as possibilidades, não quanto à questão militar da coisa, mas em próteses que possam ser mais realistas para pessoas amputadas ou que nasceram sem membros, com movimentos mais aproximados dos reais. O problema é que se não tem um fundo militar, a coisa não evolui. Ô racinha maldita essa dita humana.



Bom, estava com um pequeno problema de espaço no blog, os vídeos ficariam "cortados", então, dei uma leve "arrumada" no blog, agora ele está um poquinho mais largo, pouca coisa, só pra caberem os vídeos corretamente.

Por um mundo + AWAY!

Nenhum comentário: