18.3.08

O futuro é sem fio.

Realmente o futuro é sem fio!
Vamos analisar...
Voltemos alguns anos no passado. No tempo do Sarney, por exemplo, hehehe...
Como era seu telefone(ou de seus pais)?
Pois é, era o tempo do telefone fixo, onde que prestava os serviços era o Estado. Pagava-se uma fortuna e esperava-se anos na fila para receber sua linha, o aparelho, com aquele disco que tinha que girar para cada número. Até posso ouvir o som do disco...
A telefonia fixa foi privatizada, hoje é muito mais barato. Com R$ 6,90 é habilitada a linha e provavelmente no outro dia já está funcionando sua linha.
Mas, fala sério. Se quiserem te achar vão ligar pra sua casa? Não, com certeza ligarão para seu celular. Já que ele é sem fio e pode te acompanhar a qualquer lugar que você estiver. Talvez nem seu fixo seja tão "fixo". A venda de aparelhos sem fio só tem crescido em relação aos sem fio.
Porquê? Facilidade e liberdade de poder fazer outras coisas enquanto marca algo com os amigos ou fala com aquele parente distante.
E a evolução que estes "telemóveis" tiveram nos últimos anos?
Assim como tudo, nos últimos tempos, a tecnologia empregada nos aparelhos teve um salto absurdo.
Lembra-se do seu primeiro celular? Eu lembro do meu, um Nokia 1220, já era extremamente avançado para a época. mandava e recebia SMS, tinha agenda com funções de alarme e despertador e desvio e espera de chamadas. O visor ainda era monocromático, os toques monofônicos e era TDMA.
Pouco tempo depois, em 2004, comprei meu segundo celular, o 7250i. Este já envia e recebe MMS, manda e-mails, navegação na internet, visor colorido, tira fotos, possui toques polifônicos, é compatível com aplicativos JAVA, Infravermelho, GPRS e a memória de 4MB. Para mim, um bom celular.
Recentemente adquiri um novo telefone, este, não mais um "simples" celular, mas sim um Smartphone.
Qual a diferença? Bom, um smartphone possui recursos mais aprimorados, possui sistema operacional(Symbian, Windows Mobile ou Linux), a câmera normalmente é mais potente, possui bluetooth e/ou IR e, devido ter sistema operacional, aplicativos que podem ser instalados.
Meu Nokia 6120 Classic tem Symbian, com câmera de 2MP, Bluetooth 2.0, toca tudo que é formato de audio e vídeo(320x240), WCDMA/HSDPA e muitas outras frescuras como leitor de PDF, chamadas de vídeo, abre arquivos do word, excel, power point e etc. Ou seja, tenho quase um computador em mãos, o suficiente para poder agendar tarefas com precisão, ouvir podcasts e músicas a caminho do trabalho e, porque não? Ver Simpsons ou outro seriado.
Aí chegamos na parte dos computadores...
Você está lendo isso em um desktop? Quanto custou e qual a configuração dele?
O meu desk tem um CeleronD(2.6Ghz), com 80GB de HD, "sem sistema" e 512MB de memória. Não lembro quanto custou a quase 2 anos atrás.
Não querendo(não mesmo, quem trabalha comigo sabe) fazer propaganda, a Dell está vendendo Vostro 1000 com AMD Sempron 3600(2GHz), 80GB de HD, XP Home original, 512MB de memória e 1 ano de garantia por R$1499.
Agora vem a grande questão: Pagar 1500 pilas por uma máquina com configuração próxima, que posso facilmente me deslocar com ela, ou seja, posso continuar fazendo meus trabalhos, textos e sabe-se lá o quê diretamente na minha máquina, pesando algo em torno de 3Kg, podendo ter conexão com internet com e sem fio ou comprar um desktop cuja movimentação é só pra conectar cabos atrás, pesando seus sei lá, acho que 8Kg?
Ultimamente a quantidade de recursos e inovações incorporadas às tecnologias móveis são incríveis, um note pode deixar um Desktop para trás facilmente. Pra quê Cabos quando existe bluetooth e Wi-fi?
Só aguardo pela energia elétrica sem fio...
Mas além dos Smartphones e Laptops, o que têm crescido bastante nos últimos tempos em termos de popularidade são os Ultra Mobile PCs(UMPCs). Um exemplo é o Asus EEE PC, que comentei no post anterior. É um subnotebook, Com sistema operacional, recursos de internet com e sem fio, USB, tela de 7", 512MB de memória, HD SSD de 4GB, Celeron M(900Mhz) e Linux. Tem gente que já instalou até o Vista nele e falaram bem. Realmente é algo incrível devido seu tamanho e funcionalidades. Porém não poderia substituir seu computador principal, devido suas limitações de tamanho de HDD e não possuir Drive Óptico. Mas é algo para prestamos atenção, quem sabe em 5 anos não são os UMPCs ou os Smartphones que estarão dominando o mercado?
E tudo sem fios...

Mudando de assunto: O real entrou em circulação no dia 1º de Maio de 1994(eu estava certo) e o High School Musical passou pela primeira vez em TV aberta na Globo(eu estava errado).

Lembrem-se: Por um mundo + AWAY!

2 comentários:

Kukumaloo disse...

Eu achei esse 6120 bem legal, tem o tamanho de um celular normal mas é um Symbian. Mas ele é rápido ou meio travado?

hhtp://kukumaloo.blogspot.com/

Ana Carolina disse...

Bah, tu me fez lembrar do meu primeiro celular, um 5125, meu deus, e eu falava contigo nele ainda por cima...ehehehe
mandava até mensagem que se mechia, era o luxo...
hoje em dia o meu entra no msn, mas eu nunca tenho dinheiro pra fazer isso...

na verdade meu celular faz várias coisas, mas eu uso mais como despertador que qualquer outro uso...

que chata né, tah na hora de me entregar as maravilhas do bluetooth...